Paineis FICC Market
Paineis FICC Market
DIA 05/Dez - Quinta
DIA 05/Dez - Quinta
Aula de Dança
09:00 às 09:45 hs
Antes de Iniciar os Painéis, comece o dia dançando!! Venha aprender novos passos com professores feras!
Painéis
Mostra de Cinema Favela Criativa10:00 - 11:00 hs
Mostra de Cinema Favela Criativa.
A Mostra de Cinema Favela Criativa nasce a partir dos produtos audiovisuais resultantes dos editais de chamadas públicas fomentadas pelo Programa Favela Criativa, através da Assessoria de Cultura e Sociedade, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ.
O Canal Conto a Rua foi um registro audiovisual de narrativas urbanas de pessoas que trabalham na rua! Serão exibidos os filmes, um bate papo sobre as produções e como funciona a Mostra de Cinema Favela Criativa.
Conheça as 3 Apresentadoras abaixo e se Inscreva
Feminicídio
Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Uma Análise Jurídica Legislativa e Neurocientífica da Violência Psicológica.11:15 - 12:15 hs
No Brasil, é um crime hediondo. Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas características e, assim, gerar ações efetivas de prevenção. Segundo estudos, o que mais leva um homem a maltratar, bater e matar a própria mulher é o sentimento de POSSE. Ele a vê como sua propriedade.
Quais são as doenças emocionais e psíquicas de uma pessoa agressiva? Há cura? O que é repetição de comportamento?
Como construir uma nova identidade após a violência?
Quais os direitos jurídicos de quem sofre agressões?
Especialistas e orientadoras vão responder todas as perguntas e falar sobre prevenções.
Registro de Obras, Marcas e Patentes 14:00 - 15:00
Registro de Obras, Marcas e Patentes.
O painel vai abordar um tema extremamente importante. Muitos artistas criam suas obras e não registram e tal comportamento pode gerar frustrações e decepções. Há muitos histórias de profissionais que perderam as suas obras pela falta de registro e outros receberam fortunas por elas.
No painel será abordado sobre como e onde fazer o registro de obras, marcas e patentes. Duração dos registros, o processo e implicações.
Perguntas também serão respondidas do que pode e o que não pode fazer.
Saiba como se proteger pra não ter surpresas!
Conheça os 3 Apresentadores abaixo e se Inscreva !
Aula de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra Meninas e MulheresAulas de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra Meninas e Mulheres
Mercado e importância do Film Commissions
DIA 06/Dez - Sexta
DIA 06/Dez - Sexta
Painéis
Elaboração de Projetos, Captação de Recursos - ICMS10:00 - 12:15 hs
Concepção, elaboração, adequação de projetos em editais de patrocínio, leis de incentivo fiscal, gestão, captação de recursos e ICMS.
A especialista Conceição Diniz vai ministrar sobre o processo de inscrição e aprovação dos projetos culturais no ICMS do RJ. Como ocorre o funcionamento da lei de Incentivo ICMS a partir do benefício de 100% a empresas que fizerem patrocínio de projetos culturais. A gestora cultural Patricia Castro vai contar sobre o “Caminho das Pedras: da arte ao produto cultural”, aborda os mecanismos da gestão cultural desde a concepção, elaboração e adequação de projetos em editais de patrocínio, leis de incentivo fiscal, gestão e captação de recursos.
Participação de Jefferson Agostinho.
Cineasta formado pela UNISUL. Atua como diretor, produtor. Foi parecerista técnico do Ministério da Cultura; Trabalhou na RBS TV, afiliada da Rede Globo. Foi Coordenador audiovisual na Florida Christian University, sediada na Florida, USA. É colunista da revista Gospel de Orlando – USA. Produziu e dirigiu o média metragem “Que amor é esse?”, assistido por mais de quatro milhões de pessoas em todo mundo. Participou da produção do filme produzido na Polônia e no Brasil “Finding Josef”. Entre outras produções.
Hip Hop – Tendências e Legados no Cinema14:00 - 15:00 hs
HIP-HOP no cinema: o recorte visual de uma cultura urbana.
Desde sua origem, o hip-hop tem mostrado ser uma manifestação cultural e arquetipicamente visual voltada a manifestação urbana que precede historicamente o movimento Harlem Renaissance, uma construção voltada a formas e expressões citadinas que aliavam a música, a dança, a poesia e o teatro, essa unidade de gêneros expressivos foi no começo, levado a um pequeno público por meio de filmes independentes para temas comunitários, mesclados a comedia que retratava o dia a dia das comunidades carentes dos bairros afro-latino-americanos, as exibições eram precárias e desprovidas de qualidades pois, o baixo investimento no material de produção não garantiam qualidade mas uma vontade obvia de demonstração de arte, da palavra rimada, dos textos encadeados por cima de melodias recortadas de músicas funks e discos, apelando assim para o retrato visual de suas vivencias, estilo e características peculiares. Em meado dos anos 80 de deu inicio as primeiras produções em grande escala e pra um grande público com a produção do documentário STYLE WARS (1982) e do filme WILD STYLE (1983), dando assim o pontapé inicial para produção em massa de filmes e documentários voltados e tratando diretamente da temática do RAP e de sua cultura: HIP-HOP.
Quais os impactos que o cinema gerou no Hip Hop e vice versa?
Os avanços da Música DigitalSaiba o futuro do mercado da Musica Digital
SAT 7 ApresentaApresentação da Proposta da TV e como produtoras podem exibir conteúdos na grade.
DIA 07/Dez - Sábado
DIA 07/Dez - Sábado
Painéis
Acessibilidade e InclusãoAcessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência nos Cinemas - Primeira Parte
Acessibilidade e Inclusão
Acessibilidade e Inclusão11:15 - 12:15 hs
Multiplicação de ideias
Os convidados irão compartilhar de suas experiências de exibição de filmes. Estratégias de ação e resultados.14:00 - 15:00 hs
Adaptar é obrigação, Inovar é necessário!Estratégias para desenvolver um espirito inovador.
Papel da Mulher no AudiovisualO que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?16:30 - 17:30 Hs
O que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?
Com muita luta a mulher vem conquistando o seu papel na sociedade. Hoje é reconhecida e respeitada em todas as profissões e é importante ressignificar o papel da mulher na sociedade – e no audiovisual.
Apesar de a presença de personagens femininos no audiovisual brasileiro ser superior à média de diversos países, 69% das mulheres acreditam que faltam papéis representativos do gênero nas produções nacionais, aponta pesquisa encomendada pelo Instituto Geena Davis.
O que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?
Luciana Costa
Formada em Jornalismo e RTV, mestranda em liderança, Roteirista, produtora na Seven Filmes. Prêmio de melhor roteiro do longa Libertos - O Preço Da Vida, criação e roteiro da série -10, do média O Resgate, da série Renascidos - Novo Coração entre outros
Elisa Sampaio
Elisa Sampaio é formada em Jornalismo, com especialização em produção e direção de TV e cinema. Foi diretora dos curtas-metragens "The Pitch" e "O Reencontro do Amor" e continuísta do longa-metragem "Metanóia", produzido pela 4U Films. Em 2018, fez parte da curadoria do 6º Festival de Cinema FICC.