Paineis FICC Market


ESTÁ CHEGANDO O GRANDE DIA
Uma seta preta apontando para a direita em um fundo branco.
:
:
:
Days
Hours
Minutes
Seconds
Countdown finished!

DIA 05/Dez - Quinta


Aula de Dança 
09:00 às 09:45 hs
Antes de Iniciar os Painéis, comece o dia dançando!! Venha aprender novos passos com professores feras!
Programação

Painéis


Mostra de Cinema Favela Criativa
10:00 - 11:00 hs

Mostra de Cinema Favela Criativa.

A Mostra de Cinema Favela Criativa nasce a partir dos produtos audiovisuais resultantes dos editais de chamadas públicas fomentadas pelo Programa Favela Criativa, através da Assessoria de Cultura e Sociedade, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ.
O Canal Conto a Rua foi um registro audiovisual de narrativas urbanas de pessoas que trabalham na rua! Serão exibidos os filmes, um bate papo sobre as produções e como funciona a Mostra de Cinema Favela Criativa.


Conheça as 3 Apresentadoras abaixo e se Inscreva

Uma seta preta e branca apontando para baixo em um fundo branco.

Mostra de Cinema Favela Criativa

Bacharel em produção Cultural pela IFRJ. Assessora de Identidades Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro SECEC

Mostra de Cinema Favela Criativa

Professora de Filosofia. Assessora de Identidades Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro  SECEC


Mostra de Cinema Favela Criativa

Graduada em Letras – Português/Espanhol pela UFRRJ –IM.

Roteirizou, produziu e dirigiu o Canal "Conto a Rua" através do edital Microprojetos Favela Criativa da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Registros audiovisual de narrativas urbanas de pessoas que trabalham na rua.

Feminicídio

Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Uma Análise Jurídica Legislativa e Neurocientífica da Violência Psicológica.
11:15 - 12:15 hs

  • Quem é Fernanda Brum ?

    Fernanda Brum é cantora, escritora e pastora - 25 anos de carreira (22 deles na MK Music) mais de 30 prêmios musicais incluindo dois Grammy Latino. Autora de Best-celler e cerca de 10 milhões de seguidores nas redes sociais. Engajada com causas humanitárias, a cantora estar à frente de projetos no Brasil e no mundo. 

  • Quem é Dra. Claudia Valéria Mello ?

    Claudia Valéria Mello - Juíza Federal e Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF da 2a Região

  • Quem é Patricia Teixeira ?

    Diretora do Idehinstitute - Instituto de Desenvolvimento e Equilíbrio Humano.

    Especialista em Gestão de pessoas e DHO com mais de 15 anos de experiência. Consultora e Educadora com experiência nas competências de liderança e gestão e gerência de projetos. Mentora de Mulheres. 


    Fundadora e Facilitadora do Projeto Social Missão Por Elas que trabalha com mulheres carentes vitimas de violência física e psicológica. Autora do livro digital EmpoderadaMente

  • Quem é Ana Paula Vasconcelos ?

    Formada em Direito Faculdade São José, Pós graduada pela Estácio em Direito tributário. Formada em teologia Faecad.

    Funcionária Pública aposentada pela Prefeitura do Rio. Funcionaria cedida ao MPRJ por 15 anos. Fundadora e Supervisora da Promotoria do idoso e da pessoa Portadora de Deficiências. Líder da Igreja IASER e do Projeto LUZ às NAÇÕES, 5 edição da Missão Brasil/Angola /MARÉ.

    Conferencista e Palestrante.

No Brasil, é um crime hediondo. Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas características e, assim, gerar ações efetivas de prevenção. Segundo estudos, o que mais leva um homem a maltratar, bater e matar a própria mulher é o sentimento de POSSE. Ele a vê como sua propriedade. 

Quais são as doenças emocionais e psíquicas de uma pessoa agressiva? Há cura? O que é repetição de comportamento?
Como construir uma nova identidade após a violência?
Quais os direitos jurídicos de quem sofre agressões?
Especialistas e orientadoras vão responder todas as perguntas e falar sobre prevenções.
Inscreva-se

Registro de Obras, Marcas e Patentes 
14:00 - 15:00

Registro de Obras, Marcas e Patentes.

O painel vai abordar um tema extremamente importante. Muitos artistas criam suas obras e não registram e tal comportamento pode gerar frustrações e decepções. Há muitos histórias de profissionais que perderam as suas obras pela falta de registro e outros receberam fortunas por elas.
No painel será abordado sobre como e onde fazer o registro de obras, marcas e patentes. Duração dos registros, o processo e implicações.
Perguntas também serão respondidas do que pode e o que não pode fazer.
Saiba como se proteger pra não ter surpresas!

Conheça os 3 Apresentadores abaixo e se Inscreva !

Uma seta preta apontando para baixo em um fundo branco.

Dra. Rosemary Freitas Feixeira

Advogada há mais de 15 anos. Cursou Letras/Português e Literatura. Atua nas áreas de Direito Autorais, Família, Direito Civil.

Abramus

ABRAMUS | Associação Brasileira de Música e Artes - direito autoral.

Dr. Felipe Rocha

Advogado, bacharel em Direito, foi assistente jurídico no escritório Cavalcante Ramos e Advogados estagiou na Defensoria Pública e no Tribunal de Justiça, fala, escreve e lê em inglês nível avançado e espanhol nível intermediário.

Aula de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra Meninas e Mulheres
Aulas de Prevenção e Enfrentamento a Violência contra Meninas e Mulheres

Cristiano Vieira
Erica Paes
Coordenadora Esportiva de Empoderamento feminino, Faixa Preta de Jiu-Jitsu
FICC Market
  • Sobre o Tema

    AULAS DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS E MULHERES.


    O Empoderadas é um Projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que atua na Secretaria de Esporte, lazer e Juventude do Estado, direcionado à Prevenção e Enfrentamento a Violência Contra Mulheres.

    O objetivo é ensinar as mulheres quais são as principais situações de risco de violência e de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa.

    Atuação: Violência Doméstica, Feminicídio, Estupro, Importunação Sexual, Assédio Moral e Assédio Sexual no ambiente de trabalho.  

  • Sobre a Apresentadora

    Erica Paes - Coordenadora Esportiva de Empoderamento Feminino.

    ✔Especialista em segurança feminina.

    ✔Faixa Preta de Jiu-Jitsu 5º grau

    ✔Ex lutadora profissional de MMA

    ✔Idealizadora do programa de 

    ✔Prevenção e enfrentamento a violência contra mulheres EU SEI ME DEFENDER

    ✔Atualmente é responsável pelo programa EMPODERADAS do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Esporte que ensina gratuitamente técnicas de prevenção e enfrentamento a violência contra mulheres utilizando o esporte como ferramenta.

  • Data & Hora

    Data: 05/12

    Horário: 15:15 - 16:15 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

Mercado e importância do Film Commissions

Cristiano Vieira
Erica Paes
Publicitária e jornalista
FICC Market
  • Sobre o Tema

    Mercado e importância das Film Commissions.

    - O que é? 

    - Como funciona?

    - O Mercado e a importância.

  • Sobre a Apresentadora

    Publicitária formada na ESPM e jornalista com foco em Cinema. Chefe de escritório da Rio Office Film Commission da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro SECEC

  • Data & Hora

    Data: 05/12

    Horário: 16:30 - 17:30 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

DIA 06/Dez - Sexta

Painéis


Elaboração de Projetos, Captação de Recursos - ICMS
10:00 - 12:15 hs

Concepção, elaboração, adequação de projetos em editais de patrocínio, leis de incentivo fiscal, gestão, captação de recursos e ICMS.

A especialista Conceição Diniz vai ministrar sobre o processo de inscrição e aprovação dos projetos culturais no ICMS do RJ. Como ocorre o funcionamento da lei de Incentivo ICMS a partir do benefício de 100% a empresas que fizerem patrocínio de projetos culturais. A gestora cultural Patricia Castro vai contar sobre o “Caminho das Pedras: da arte ao produto cultural”, aborda os mecanismos da gestão cultural desde a concepção, elaboração e adequação de projetos em editais de patrocínio, leis de incentivo fiscal, gestão e captação de recursos.

Participação de Jefferson Agostinho.

Cineasta formado pela UNISUL. Atua como diretor, produtor. Foi parecerista técnico do Ministério da Cultura; Trabalhou na RBS TV, afiliada da Rede Globo. Foi Coordenador audiovisual na Florida Christian University, sediada na Florida, USA. É colunista da revista Gospel de Orlando – USA. Produziu e dirigiu o média metragem “Que amor é esse?”, assistido por mais de quatro milhões de pessoas em todo mundo. Participou da produção do filme produzido na Polônia e no Brasil “Finding Josef”. Entre outras produções.

Conceição Diniz

Veronica Brendler

Patrícia Castro

  • Conheça Conceição Diniz

    PEFIC - Assessora Lei de Incentivo 

    Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ. Todos os projetos de ICMS são analisados pela Conceição Diniz.

  • Conheça Veronica Brendler

    Cineasta, gestora cultural, assessora de imprensa, e diretora do FICC. 99 projetos aprovados nas Leis de Incentivo à Cultura e Ancine.

  • Conheça Patrícia Castro

    Gestora cultural e coordenadora de projetos e parcerias na SECEC. MBA em Gestão Cultural, MBA em Gestão Empresarial e Bacharel em Design.

Hip Hop – Tendências e Legados no Cinema
14:00 - 15:00 hs

HIP-HOP no cinema: o recorte visual de uma cultura urbana.

Desde sua origem, o hip-hop tem mostrado ser uma manifestação cultural e arquetipicamente visual voltada a manifestação urbana que precede historicamente o movimento Harlem Renaissance, uma construção voltada a formas e expressões citadinas que aliavam a música, a dança, a poesia e o teatro, essa unidade de gêneros expressivos foi no começo, levado a um pequeno público por meio de filmes independentes para temas comunitários, mesclados a comedia que retratava o dia a dia das comunidades carentes dos bairros afro-latino-americanos, as exibições eram precárias e desprovidas de qualidades pois, o baixo investimento no material de produção não garantiam qualidade mas uma vontade obvia de demonstração de arte, da palavra rimada, dos textos encadeados por cima de melodias recortadas de músicas funks e discos, apelando assim para o retrato visual de suas vivencias, estilo e características peculiares. Em meado dos anos 80 de deu inicio as primeiras produções em grande escala e pra um grande público com a produção do documentário STYLE WARS (1982) e do filme WILD STYLE (1983), dando assim o pontapé inicial para produção em massa de filmes e documentários voltados e tratando diretamente da temática do RAP e de sua cultura: HIP-HOP.

Quais os impactos que o cinema gerou no Hip Hop e vice versa?
DJ TR
Nilson Pensante
Sista Wolff
  • Conheça DJ TR

    Jornalista, Escritor, Pesquisador, Roteirista, Professor de Box. Gerente de Cultura Urbana na Secretaria de Cultura e Economia Criativa no estado do Rio de Janeiro SECEC

  • Conheça Nilson Pensante

    Rapper, compositor, produtor musical, jurista e agitador cultural angolano. Pensante já lançou 4 Álbuns e mais de 10 videoclipes com destaques e veiculação na televisão de Moçambique e de Angola e ampla divulgação nas rádios Kwanza Rio, é palestrante e agitador cultural na diáspora sul americana com zelo e perseverança.

  • Conheça Sista Wolf

    Baterista e cantora. Durante 12 anos fez parte da banda de Rap" Nocaute" da Baixada Fluminense. A banda de Rap indicada ao Grammy Latino no ano de 2002/na categoria de melhor álbum de Hip Hop.

    Atualmente seu trabalho autoral se intitula " Sound Sista 220/Wolff's".

    Onde toca bateria e canta.

    Mistura o Rap com o Reggae.

Os avanços da Música Digital
Saiba o futuro do mercado da Musica Digital

Cristiano Vieira
Rafael dos Santos
Professor Associado da UERJ. Especialista em Regulação da Ancine. Tem diversos estudos na área cultural e em suas interfaces com as novas tecnologias da informação e da comunicação, na perspectiva da convergência de mídias.
FICC Market
  • Sobre o Tema

    Saiba o futuro do mercado da Musica Digital


    O mercado da música está em mutação semelhante ao de conteúdo audiovisual, com as plataformas virtuais e a possibilidade de consumo a qualquer lugar e a qualquer tempo em decorrência da convergência de mídias, fundindo as telecomunicações, a a informática e o conteúdo audiovisual. Nunca se consumiu tanta música, como nunca se consumiu tantos filmes e séries. No entanto, como proteger os direitos autorais e patrimoniais, de forma a remunerar os criadores e difusores de forma justa e capaz de garantir a sustentabilidade do negócio? Há uma reinvenção cultural nas formas de se consumir a música, tanto quanto há uma reestruturação do negócio da indústria fonográfica. Desvendar esses caminhos e repensar estratégias é o desafio, em um mundo em que as plataformas tecnológicas se redefinem e se transformam em uma velocidade frenética


  • Sobre o Apresentador

    Rafael dos Santos

    Professor Associado da UERJ. Especialista em Regulação da Ancine. Tem diversos estudos na área cultural e em suas interfaces com as novas tecnologias da informação e da comunicação, na perspectiva da convergência de mídias.

  • Data & Hora

    Data: 06/12

    Horário: 15:15 - 16:15 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

SAT 7 Apresenta
Apresentação da Proposta da TV e como produtoras podem exibir conteúdos na grade. 

Cristiano Vieira
Reinaldo Santos
Diretor Executivo da SAT-7 no Brasil
FICC Market
  • Sobre o Tema

    Reinaldo Santos vai apresentar a proposta da TV e como produtoras podem exibir conteúdos na grade. 


    A TV alcança 400 milhões de falantes em árabe no Oriente Médio, norte da África e Europa. O surgimento e o uso das novas Tecnologias e como se proliferaram no MENA.


    Sua penetração dentro do MENA (Oriente Médio e Norte da África):

    São 4 canais de TV operando 24h/dia 7dias/Semana, que divulgam mensagens da família. 

    SAT 7 Arabic: Programação em Geral, filmes, novelas, documentários, cultos, fundamentação teológica, debates, entretenimento, Shows. Cobrindo 21 nações de fala Árabe (Estúdios no Líbano, Egito, Jordânia e Argélia). 

    SAT-7 Kids: Programação infantil em língua Árabe, entretenimento, alfabetização, idiomas, jogos infantis, desenhos animados, seriados, histórias bíblicas.

    SAT-7 Türk: Programação similar aos dois acima, porém na língua Turca, (Estúdio na Turquia - Istambul).

    SAT-7 Pars: Similar aos anteriores, na língua Farsi (Iran e Afeganistão), Estúdios na Inglaterra e em Chipre.


    Utilizamos como elemento base 5 satélites, visto que 99% das casas no MENA possui acesso, é gratuito, não rastreável e não pode ser censurado. Transmissão stream pela internet. Conteúdo disponível por Youtube, Facebook e Instagram.

  • Sobre o Apresentador

    Reinaldo Santos, Doutorando pelo CPAJ MAckenzie, Engenheiro de Telecomunicações. Presidente Nacional ABERIMEST (Associação Brasileira das Empresas e Profissionais das Telecomunicações) www.aberimestbrasil.org. Docente do Instituto Haggai. Atuou nas seguintes empresas: IBM, ABB, R&M. Foi Presidente do Rotary Clube em Barueri 2014/2015. Estudou nas escolas Mackenzie / USP / FESP / ITO. Atuou nos seguintes países: Brasil, Suíça, USA, Argentina, Chile, Malawi, Polônia, Líbano, Turquia, Inglaterra, Guiana, Bolívia, Colômbia, Peru, Chipre.

  • Data & Hora

    Data: 06/12

    Horário: 16:30 - 17:30 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

DIA 07/Dez - Sábado

Painéis


Acessibilidade e Inclusão
Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência nos Cinemas - Primeira Parte

Cristiano Vieira
Dra. Maria Villela de Souza Ferreira
Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e professora.
FICC Market
  • Sobre o Tema

    Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência nos Cinemas - Primeira Parte


    Neste painel serão abordados os aspectos mais relevantes do tema, tais como quem são pessoas com deficiência, quais as principais barreiras enfrentadas por essas pessoas, o que é acessibilidade e inclusão e como criar um ambiente acessível, e especificamente, como construir um cinema acessível para todos.

  • Sobre a Apresentadora

    Dra Maria Villela de Souza Ferreira, Bacharel em Direito pelo Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais – IBMEC; Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região desde sua implantação; Professora e palestrante sobre a temática da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em diversos órgãos públicos.

  • Data & Hora

    Data: 07/12

    Horário: 10:00 - 12:15 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

Acessibilidade e Inclusão

Acessibilidade e Inclusão
11:15 - 12:15 hs

  • Sobre a Dra Cláudia

    Dra Claudia Valéria Mello - Juíza Federal e Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF da 2a Região

  • Sobre a Ana e Patrícia

    Dubladoras Atrizes - Dublagem Legendagem Acessibilidade All Dubbing Group.

  • Sobre o Edur

    Eduardo Custódio, diretor da Achou Gospel.

  • Sobre Claudio Machado

    Especialista em gestão cultural e analista de financiamento e fomento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Membro do Luz em Ação, que produz conteúdo audiovisual com foco em povos não alcançados, que recentemente lançou a série Tetelestai no Brasil, em português e em Libras. A série hoje está sendo transmitida em mais de 30 países.

Multiplicação de ideias

Os convidados irão compartilhar de suas experiências de exibição de filmes. Estratégias de ação e resultados.
14:00 - 15:00 hs

  • Sobre Reinaldo Santos

    CEO da TV SAT 7 no Brasil.


    A TV alcança 400 milhões de falantes em árabe no Oriente Médio, norte da África e Europa

  • Sobre Daniel Brunet

    Repórter, documentarista e roteirista. Em 2019, Brunet lançou em suas redes a série documental "É Possível", que conta histórias de transformação de vida. Os episódios foram vistos por mais de 140 mil pessoas em dois meses.

  • Sobre Jefferson Nali

    Cineasta, Empresário, Diretor e produtor executivo SEVEN FILMES. Diretor premiado do filme Libertos - O Preço Da Vida, da série teen -10 A Vida não é um jogo e outros.

  • Sobre J.C André

    Presidente - Associação Luz em Ação. Diretor de Arte e Produtor Executivo - Tetelestai.

    Diretor de Fotografia - Sepah.

Adaptar é obrigação, Inovar é necessário!
Estratégias para desenvolver um espirito inovador.

Cristiano Vieira
Patricia Teixeira
Autora, Palestrante, Diretora do Idehinstitute - Instituto de Desenvolvimento e Equilíbrio Humano
FICC Market
  • Sobre o Tema

    Estratégias para desenvolver um espirito inovador.


    Saber adaptar-se é a chave para o sucesso Profissional, certo ou errado? Errado!

    Adaptar-se é o mínimo e o básico, é uma obrigação para nossa sobrevivência! Inovação é a verdadeira chave para a porta do sucesso, é a alegria da descoberta. Para crescer e influenciar num mundo que tudo muda a todo instante é necessário inovar.


    Neste Painel você vai aprender a se reinventar, pois nos dias de hoje, inovar é verbo a ser conjugado no nosso dia a dia. É um dos pilares para que os negócios atinjam a longevidade, e para que a inovação ocorra deve existir pelo menos um protagonista: o empreendedor , esse pode ser você!


    Como se reinventar?

  • Sobre a Apresentadora

    Patrícia Teixeira, Palestrante, Conferencista e Escritora. Diretora do Idehinstitute - Instituto de Desenvolvimento e Equilíbrio Humano

    Especialista em Gestão de pessoas e DHO com mais de 15 anos de experiência.

    Consultora por 12 anos na Área Marketing e Relacionamento com Clientes na Empresa Tim Brasil.

    Consultora e Educadora com experiência nas competências de liderança e gestão e gerência de projetos.

    Mentora de Mulheres.

    Fundadora e Facilitadora do Projeto Social Missão Por Elas que trabalha com mulheres carentes vitimas de violência física e psicológica.

    Atualmente nossa empresa presta serviços para negócios e eventos, como: Workshops e Treinamentos- Febrap, - Palestras e Treinamentos - De Millus Brasil; Palestras - Recrie - Rede Cristă de Empreendedores, Consultoria e Treinamentos - FGP Solutions.

    Autora do livro digital EmpoderadaMente.

  • Data & Hora

    Data: 07/12

    Horário: 15:15 - 16:15 hs

  • Local

    Local: Biblioteca Parque Estadual.

    Av. Presidente Vargas, 1261 - Próximo ao Metrô Presidente Vargas e Central.

Papel da Mulher no Audiovisual
O que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?
16:30 - 17:30 Hs

O que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?

Com muita luta a mulher vem conquistando o seu papel na sociedade. Hoje é reconhecida e respeitada em todas as profissões e é importante ressignificar o papel da mulher na sociedade – e no audiovisual.
Apesar de a presença de personagens femininos no audiovisual brasileiro ser superior à média de diversos países, 69% das mulheres acreditam que faltam papéis representativos do gênero nas produções nacionais, aponta pesquisa encomendada pelo Instituto Geena Davis.

O que fazer pra ter igualdade de espaço no Audiovisual?

Luciana Costa

Formada em Jornalismo e RTV, mestranda em liderança, Roteirista, produtora na Seven Filmes. Prêmio de melhor roteiro do longa Libertos - O Preço Da Vida, criação e roteiro da série -10, do média O Resgate, da série Renascidos - Novo Coração entre outros

Elisa Sampaio

Elisa Sampaio é formada em Jornalismo, com especialização em produção e direção de TV e cinema. Foi diretora dos curtas-metragens "The Pitch" e "O Reencontro do Amor" e continuísta do longa-metragem "Metanóia", produzido pela 4U Films. Em 2018, fez parte da curadoria do 6º Festival de Cinema FICC.